Não é nenhuma novidade que o Instagram é, hoje em dia, muitos usuários ativos em nosso país.
As estatísticas, de acordo com o portal Shopify, conta com 99 milhões de users em ação no Brasil.
Nesta rede social, os usuários não só curtem e compartilham fotos e vídeos no feed ou stories.
O Instagram é, atualmente, um app bem funcional e eficientes para comprar e descobrir marcas.
Tanto é que tal plataforma conta com o Instagram Business bem como Instagram Shopping.
Mas, para muito além disso, o app em questão também traz novas atualizações, tal qual:
As notas no Instagram.
Quer saber mais sobre essa função?
Acompanha nosso artigo até o fim!
Notas no Instagram: o que é?
O Instagram é uma das principais redes sociais do mundo nos dias atuais e, no Brasil, isso não é diferente. Tal aplicativo faz um grande sucesso entre os jovens e, devido ao grande alcance, muitas marcas estão investindo em expor os produtos bem como os serviços nessa rede social.
A fim de melhorar a experiência de todos os usuários, o aplicativo anunciou, semana passada, no dia 13 de dezembro de 2022, uma nova função: as notas no Instagram. Esta, por sua vez, funciona como um post-it, ou seja, lembretes que ficam na aba das mensagens diretas, na DM.
É preciso ressaltar que essa nova função resume-se a pequenas publicações já que as notas no Instagram são apenas 60 caracteres. Sendo assim, são mensagens que devem ser bem objetivas.
Para que serve?
A maioria dos usuários do Instagram compartilham os momentos em tempo real principalmente por meio dos stories que ficam por apenas 24 horas. Depois desse período, eles sumirão desde que o usuário não os coloque como destaque no perfil da rede social.
Similar a esse período, as notas no Instagram também só ficam visíveis por cerca de um dia. Após esse tempo, esses pequenos lembretes disponíveis na aba de mensagens diretas somem. Sendo assim, é uma função para compartilhar o que pensa e/ou está fazendo mais facilmente.
Como usar as Notas no Instagram?
As notas no Instagram são uma nova atualização prática e fácil de usar. No entanto, devemos ressaltar que, até então, nem todos os usuários estão podendo utilizá-la já que tal função ficará disponível gradualmente. Se já está apto para usar, então, saiba como utilizar corretamente:
- Entre no seu Instagram
- Vá para aba de mensagens diretas, a famosa DM
- Repare que, agora, tem um ícone de ‘+’ no canto superior direito da sua foto
- Clique nesse símbolo
- Escreva compartilhando o que está pensando em até 60 caracteres
Ao escrever, o usuário deve escolher com quem compartilhar as notas no Instagram já que ele tem duas opções: para os amigos próximos (closers friends) ou seguidores que seguem de volta. Dessa maneira, então, nem todos poderão ler o que, de fato, escreveu nas notas no Instagram.
Notas no Instagram para contas comerciais
Nem todos os usuários, pessoais ou comerciais, já estão podendo utilizar as notas no Instagram. No entanto, assim que estiver apto, essa nova atualização poderá contribuir – e muito! – para te aproximar de um cliente da própria marca visto que aumenta o fluxo de conversas na DM.
Mas precisamos relembrar que nem todos os seguidores poderão ler o que compartilha. Para isso, então, uma boa dica é seguir de volta os usuários que mais demonstra interesse e/ou interage com a sua conta comercial. Assim, ele poderá ter acesso ao que escrever sobre a marca.
Também é possível, além da opção citada acima, perguntar ao seguidor se ele quer fazer parte dos melhores amigos da sua empresa. Nesse caso, pode compartilhar o dia a dia e até dicas mais exclusivas com os usuários que aceitarem essa alternativa. Assim, também podem ler as notas.
Quem te segue, muito provavelmente está interessado em seu conteúdo. Nesse caso, então, as notas no Instagram podem ajudar a te aproximar de possíveis clientes e dos consumidores fiéis. Para isso, é importante ter em mente alguns aspectos para que a comunicação seja eficiente:
Seja direto
As notas no Instagram, como explicamos anteriormente, cabem apenas 60 caracteres. Como é um canal de comunicação reduzido, é fundamental ser direto na mensagem que quer emitir.
Use termos de ação
Lembre-se que, além de ser direto nas notas no Instagram, também é preciso usar termos de call to action. Estes, por sua vez, correspondem a termos que levam os usuários a realizar ações. Ademais, também é possível utilizar palavras que orientem o usuário, como ‘saiba mais sobre…’
Faça chamadas que façam sentido
As notas no Instagram são para usuários que estão nos melhores amigos ou usuários que te seguem de volta. Isso, então, significa que quem lê esses lembretes são pessoas que têm interesse no seu conteúdo bem como nos seus serviços. Portanto, faça chamadas de ação que tenham sentido para o público que te acompanha.