É fato que, hoje em dia, as pessoas, especialmente os jovens, estão mais engajados socialmente.
Não é incomum encontrarmos opiniões e relatos, nas redes sociais, sobre determinado assunto.
Tal público costuma se posicionar quando uma empresa não é coerente com o que defende.
Sabendo disso, as organizações têm promovido ações sociais para se manterem como destaque.
Isso traz benefícios à ela, como fortalecimento da credibilidade e proximidade com o público.
Aos clientes, tais ações bem como iniciativas também costumam trazer boas vantagens.
Esse é o caso do Nubraille, uma novidade proposta pelo banco digital Nubank.
Quer saber mais sobre ele?
Leia esse artigo até o fim!
Braille: o que é e para que serve?
Nós, humanos, temos cinco sentidos: audição, tato, paladar, olfato e visão. Acontece que algumas pessoas apresentam deficiência visual e, por isso, não conseguem enxergar totalmente ou de maneira parcial. No entanto, apesar disso, são pessoas que estudam, trabalham e vivem.
Diante disso, então, as pessoas com deficiência visual – total ou parcial – costumam aprender o sistema braille. Este, por sua vez, se resume ao código de escrita formado por caracteres em relevo que, assim, permitem o entendimento por meio do tato. Assim, facilita a vida das pessoas.
Este sistema de leitura e escrita é fundamental para que pessoas com deficiência visual possam ter autonomia no dia a dia. Tendo isso em vista, é uma forma de inclusão social e acessibilidade visto que garante que pessoas com deficiência visual possam ter acesso à escola e ao trabalho.
Além disso, o sistema braille também garante que as pessoas com deficiência visual possam estar em locais públicos. Por exemplo, ao entrar em um elevador, você já deve ter visto braille. Neste meio, o código faz com que as pessoas com deficiência visual possam utilizar o ascensor de maneira independente e autônoma.
Mas você já pensou pensou em que outros locais o braille poderia ou está acessível a quem precisa? Sabemos que, no dia a dia, quem não precisa desse código e/ou não conhece alguém que precise, não presta tanta a atenção em pequenos objetos que poderiam contar com o sistema.
Tendo esse cenário em vista, o banco digital Nubank anunciou uma novidade: o Nubraille.
O que é o Nubraille?
Hoje em dia, pautas sociais e de interesse público se destacam, especialmente entre os jovens. Uma das principais temáticas é em relação à diversidade de gênero bem como racial no mercado de trabalho. Aderindo à essa nova dinâmica, a empresa Nubank está se destacando nas temáticas.
Mas, muito além da questão de gênero e racial, o banco digital, conhecido como ‘Nu’ ou roxinho, preza pela facilidade, no dia a dia, das pessoas cuidarem da vida financeira. Levando isso em consideração, a empresa vem ampliando o seu leque de iniciativas de inclusão e acessibilidade.
Uma das principais novidades é o Nubraille, uma experiência com cartões acessíveis, voltada para clientes cegos ou com baixa visão. Nesse caso, o cartão conta com o primeiro nome do cliente (ou nome da empresa) e os quatro últimos dígitos impressões de acordo com o braille.
Este recurso só faz reforçar a humanização bem como a autonomia do usuário, seja este quem for. Embora seja uma apenas uma pequena mudança, o Nubraille já faz uma grande diferença. Mas, afinal, o que muda com essa novidade? Quais as principais transformações para o usuário?
O que muda com Nubraille?
Como o Nubraille é uma experiência às pessoas com deficiência visual parcial ou total, então, a novidade não se resume à apenas o cartão com código em braille. Na realidade, além do cartão acessível e personalizado, o Nubraille conta com um kit de boas-vindas acessível para o usuário.
O kit de boas-vindas, escrito com letras grandes, em braille, também conta com um QR Code. Este QR Code direciona o cliente às instruções audiovisuais no canal do Youtube do Nubank. Lá, o cliente terá acesso a explicações de como desbloquear o cartão e como criar cartões virtuais.
Caso tenha interesse em pedir o Nubraille para si ou terceiras, confira, abaixo, como pedi-lo.
Como pedir o Nubraille?
Como é uma novidade recente, até então, os clientes que já têm um cartão Nubank podem pedir o Nubraille desde que entre em contato para fazer a substituição. Acontece que devemos ressaltar que, até o momento, essa nova funcionalidade está presente para algumas pessoas:
- As que contam com cartões Gold e/ou Platinum
- Jurídicas (PJ)
Para as pessoas jurídicas, PJ, o Nubraille facilita a identificação de qual é o cartão pessoal e qual é o cartão da empresa, por exemplo. Entretanto, para além disso, acreditamos que esse recurso só está presente para os públicos citados por ser uma iniciativa nova aos clientes e ao Nubank.
Nós torcemos para que, assim que for possível, o Nubraille esteja disponível para todos já que, com ele, a autonomia, independência, acessibilidade e inclusão estarão reforçados a quem, de fato, precisa.
E aí, gostou do nosso artigo?
O que achou da novidade?
Acredita que o Nubraille seja uma boa iniciativa?
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