O desenvolvimento de um aplicativo bem como de um software sempre foi para quem sabe.
É que essa função costuma precisar do conhecimento de programação e dos high-code.
Acontece que, de uns anos para cá, criar um app, um site e/ou um software se tornou mais fácil.
Isso porque, hoje em dia, já existem várias ferramentas de low-code e no-code para tal função.
Também já existem diversas plataformas que são úteis para criar wireframes de qualidade.
Mas, além destes, precisamos falar sobre o Google Cloud.
Quer saber mais sobre ele?
Basta acompanhar nosso artigo!
O que é e para que serve Google Cloud?
Os aplicativos disponíveis para download, tanto no Google Play Store quanto na Apple, estão cada vez mais inovadores. Acontece que, para cria-los, os desenvolvedores costumam necessitar de custo financeiro e de tempo para projetar, testar e, assim, caso tenha algum, consertar erros.
Estes desenvolvedores são os que, de fato, sabem – e muito! – sobre a linguagem de programação e os high-code. Dessa forma, o processo se torna mais demorado já que nem todo mundo conta com tais habilidades e competências. No entanto, tal tarefa pode ser colaborativa.
Algumas ferramentas e plataformas já dão a possibilidade que cada pessoa de uma equipe participe dessa transformação digital. Uma das principais empresas que entendeu isso foi o Google que, por sua vez, hoje em dia, já conta com uma ferramenta de nuvem: o Google Cloud.
O Google Cloud é, como o próprio nome indica, um instrumento de computação em nuvem. Por meio dele, é possível criar apps com mais rapidez, tomar decisões comerciais mais inteligentes e entrar em contato com pessoas de qualquer lugar já que conta com várias funcionalidades.
Principais produtos do Google Cloud
O sistema de nuvem do Google pode ser fundamental para diversas empresas, principalmente as de grande porte. Isso, obviamente, acontece porque essa ferramenta conta com produtos que, de fato, fazem a diferença e tem singularidades em cada uso. Saiba, então, a função de algumas a seguir:
Cloud Storage
Cloud Storage é uma ferramenta que conta com uma infraestrutura confiável do Google Cloud para o armazenamento em nuvem. Sendo assim, então, contribui para que as empresas não percam dados com tanta facilidade. Além disso, garante melhor desempenho e confiabilidade.
BigQuery
No recurso de BigQuery, o Google Cloud garante armazenamento de dados de análise de forma gerenciada e capaz de processar petabytes de dados.
Firestore
O Firestore também é um produto importante do Google Cloud, pois é um banco de dados de documentos NoSQL. A partir disso, o armazenamento de dados se torna mais simplificado e há sincronização e consulta de dados pelos aplicativos.
App Engine
O app Engine, por sua vez, é uma plataforma dentro do sistema de nuvem do Google que propõe a criação de aplicativos da web e back-ends de dispositivos móveis escalonáveis.
Speech-to-Text
O Speech to Text é um produto que serve para transcrever com conversão de voz em texto. É, inclusive, a mesma tecnologia utilizada nos produtos Google.
Outros produtos do Google Cloud
Repare que selecionamentos cinco produtos do Google Cloud para explicar melhor. No entanto, a inovação em nuvem conta com outros recursos, como: Google Kubernetes Engine, Cloud Run, Cloud Build, Operações, Pub/Sub, Cloud Functions, Vision AI. Clique aqui para saber os outros.
Google Cloud é pago?
O serviço do Google Cloud conta com funcionalidades gratuitas, como as que citamos anteriormente. No entanto, novos clientes ganham US$ 300 em créditos para executar, testar e desenvolver no Google Cloud. Com isso, eles podem usar serviços até alcançar o limite mensal.
Ao terminar todo o crédito ou após 90 dias (três meses), o teste gratuito terá chegado ao fim. A partir desse período, haverá cobranças a cada vez que utilizar um recurso. Nesse caso, é bom estimar o custo de cada serviço pela calculadora de preços da ferramenta.
Devemos ressaltar que, após o término do período de teste gratuito, não haverá nenhuma cobrança automática. Nesse caso, haverá uma solicitação de pagamento para o processo acontecer corretamente. Além disso, é uma forma da página ver que não é um robô a utilizando.
O programa Nível gratuito, por sua vez, oferece acesso limitado aos serviços e produtos do serviço em questão. Todos os usuários da ferramenta de nuvem do Google têm o programa disponível.
Como começar a usar?
Se interessou pelos produtos disponíveis do Google Cloud? Então, comece a usar essa ferramenta de forma gratuita. Para isso, é necessário clicar neste link e informar alguns dados:
- País que está
- Opção que descreve a organização ou as necessidades da empresa
Também é necessário ler e concordar com os termos de serviço da nuvem de Google, de teste gratuito complementar e termos de serviços e APIs aplicáveis. Após essa primeira etapa, você será direcionado à outra página e precisará verificar e preencher informações de pagamento.
Depois disso, é só clicar no botão ‘iniciar meu teste gratuito’ e começar a utilizar o Google Cloud.
E aí, gostou do nosso artigo?
Usa ou já usou Google Cloud?
Se sim, para que objetivo?
Gostou da experiência?