Você, muito provavelmente, já ouviu a seguinte expressão: ‘quem não é visto, não é lembrado’.
Dessa forma, então, estar nas redes sociais é, hoje em dia, uma estratégia simples e eficiente.
Não é à toa que já existe a versão Instagram Shopping bem como Instagram for Business.
Mas, muito além de estar lá, é preciso criar bons conteúdos para se sobressair e chamar atenção.
Nesse caso, então, é fundamental explorar alguns recursos que as redes sociais oferecem.
Uma delas é o Reels do Instagram.
Quer conferir as melhores dicas para usar essa funcionalidade?
Basta acompanhar nosso artigo até o fim!
Reels do Instagram: que funcionalidade é essa?
O Instagram surgiu há 13 anos, em 2010, sendo uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos com a possibilidade da aplicação de efeitos. Como era uma grande novidade na época, várias pessoas se cadastraram na rede e, ao gostarem dos recursos, não pararam mais de usar.
Conforme os anos foram passando, o Instagram foi chegando a mais pessoas e, assim, precisou evoluir. Além do compartilhamento de fotos e vídeos com filtros no perfil do usuário, o Instagram lançou o stories que, por sua vez, são conteúdos que ficam visíveis por só 24 horas.
No entanto, este não foi o único recurso que o Instagram lançou. Como não era só mais uma rede de compartilhamento de fotos, outra função chamou atenção: o Reels do Instagram. Este, por sua vez, está em funcionamento até hoje e pode ser uma ferramenta bacana para empresas.
O Reels do Instagram é, na verdade, uma resposta ao Tiktok e, por isso, tem funções bem similares: a criação e compartilhamento de vídeos cursos com cerca de 15 a 60 segundos. A maioria desses vídeos tem caráter divertido e mais leve para alcançar novas bolhas de pessoas.
Por isso, então, podemos dizer que é um recurso que pode – e deve! – ajudar as empresas à chegarem para novos públicos. Até porque, no Reels do Instagram, é possível colocar efeitos, figurinhas e músicas. Dessa forma, o conteúdo em vídeo se torna mais chamativo e engraçado.
Benefícios de usar o Reels
Assim como outras funcionalidades do Instagram, o Reels costuma trazer bons frutos para quem o utiliza. Diante disso, confira, a seguir, os principais benefícios de utilizar o Reels do Instagram:
- Alcançar mais pessoas
- Maior possibilidade de encontrar pessoas que gostam do seu conteúdo
- Destaque de conteúdos mais relevantes
- Aumento de engajamento com os seguidores e possíveis novos seguidores
- Maior possibilidade de viralizar
- Aumento da conexão com o público por meio de trends das redes sociais
- Mais chances de aparecer no explorar do Instagram
- Todo mundo pode criar conteúdos no Reels
Além disso, o formato de vídeos curtos indica boa recepção do público no geral. Com isso, então, a possibilidade de compartilhamentos e entendimentos sobre o conteúdo é ainda maior. Portanto, o Reels do Instagram é uma ferramenta que a utilização vale, sim, a pena para marcas.
Como usar o Reels?
O processo de como gravar um Reels não é tão difícil, mas pode criar dúvidas. Por isso, siga o seguinte passo a passo:
- Abra o Instagram no smartphone
- Clique no ícone ‘+’ no canto superior direito
- Selecione a opção ‘Vídeo de Reels’
- Configure a duração do vídeo, a velocidade da gravação, o filtro e o layout que deseja
- Também pode definir a música que quer utilizar no vídeo
- Ao selecionar esses elementos, toque no disparador para começar a gravar
- Caso queira parar ou criar uma sequência de cenas, toque novamente no disparador
- É possível editar bem como excluir as cenas que já gravou e que não gostou tanto
- Após fazer isso, clique em ‘concluir’ e, posteriormente, em ‘prévia’
- Quando clicar em ‘prévia’, o usuário poderá ver como o Reels ficou
- Ao clicar em ‘avançar’, estará a um passo de compartilhar o vídeo na rede social
O usuário não é obrigado a gravar as cenas no próprio aplicativo. Ele pode, por exemplo, já ter as cenas e apenas editar no Reels do Instagram para, depois, compartilhar.
Dicas como usar o Reels do Instagram
Crie conteúdo de qualidade e original
O mercado está cada vez mais competitivo e não é diferente nas redes sociais. Nesses casos, então, é fundamental fazer conteúdos de qualidade, originais e criativos para se destacar entre tantas pessoas bem como empresas. Com isso, procure trazer leveza para os seus seguidores.
Publique com certa frequência
Lembra da expressão ‘quem é visto, é lembrado’? Então, entra nesse tópico: é fundamental postar com uma certa frequência para que os seguidores não esqueçam da marca. Apesar disso, precisamos ressaltar que não há uma frequência padrão. Assim, veja o melhor para a empresa.
Defina o nicho que deseja alcançar
Nas redes sociais, é possível achar conteúdos sobre diversos segmentos: moda, maquiagem, decoração, profissional e outros. Portanto, defina o nicho que deseja alcançar e faça conteúdos conforme o nicho escolhido. Assim, é mais provável conseguir alcançar mais pessoas do nicho.
Identifique e utilize tendências do Instagram
Fazer conteúdos de qualidade não anula a possibilidade de entrar em tendências do Instagram. Portanto, para alcançar mais pessoas, usar as ‘trends’ da rede social pode ser ótima alternativa!
Inclua textos e legendas no Reels do Instagram
O Reels do Instagram é, de fato, um conteúdo mais visual já que são vídeos que costumam ser cursos. No entanto, também é possível incluir textos e legendar para quem não possa escutar.
Utilize hashtags relevantes para seu conteúdo
O uso das hashtags também é uma ótima ideia para chegar em pessoas que se interessam pelo assunto que está mostrando. Portanto, não deixe de usá-las, mas não coloque-as muitas.
E aí, gostou do nosso artigo?
Utiliza Reels do Instagram?
Se sim, com ele, acredita ter melhor alcance do público?