Independente do segmento do mercado, a tecnologia está, a cada dia que passa, mais evoluída.
Por exemplo: as inovações no setor tech estão de vento em polpa nos estúdios de cinema e TV.
Tanto é que, hoje em dia, muitas obras cinematográficas já estão usando o Truesync, a nova IA.
Além disso, nos últimos anos, a presença da tecnologia no esporte também tem sido intensa.
Não é à toa que é possível saber das principais novidades nas diversas modalidades esportivas.
Quer saber os principais exemplos disso?
Basta acompanhar nosso artigo até o fim!
Principais exemplos de tecnologia no esporte
VAR
Se o assunto é tecnologia no esporte, então, não poderíamos deixar o Video Assistant Referee, o VAR, de fora. Ao traduzirmos tal termo para o português, a novidade tecnológica ganha o nome de ‘Árbitro Assistente de Vídeo’ que, nos últimos anos, ganhou protagonismo no futebol.
Sabemos que, em uma partida, os lances acontecem de forma rápida. Sendo assim, então, nem sempre os juízes conseguem tomar as melhores decisões. Tendo isso em vista, o VAR veio para mudar esse cenário visto que é um sistema eletrônico que auxilia as escolhas do arbitro central.
Isso acontece porque, com o VAR, os juízes na cabine podem entrar em contato com o juiz de campo. Assim, por meio das imagens captadas por câmeras espalhadas no estádio, é possível analisar lances, como pênaltis e impedimentos, e marcá-los. Isso, claro, ajuda muito o esporte.
Essa tecnologia veio para deixar o futebol mais justo. Hoje em dia, diversos campeonatos do Brasil, como o ‘brasileirão’, e do mundo utilizam o ‘Árbitro Assistente de Vídeo’. Diante disso, é uma novidade que traz benefícios cruciais para todos que amam e acompanham a modalidade.
Sistema Penalty D-Tech
Assim como no futebol de campo, o vôlei também conta com lances ágeis que, por sua vez, podem gerar dúvidas, como: a bola tocou na rede? De quem foi o último toque? A bola saiu do espaço delimitado na quadra? Para evitar possíveis erros, usa-se o Sistema Penalty D-Tech.
Podemos dizer que essa tecnologia é similar ao VAR já que se configura do uso de captura de imagens por câmeras instaladas em vários lugares da quadra. No entanto, na modalidade do vôlei, a tecnologia no esporte também conta com o uso de cálculos matemáticos para auxiliar.
Outra diferença do Sistema Penalty D-Tech para o VAR é que ele não conta com a interferência humana. Dessa forma, então, é um sistema totalmente automático e técnico. Hoje em dia, essa tecnologia é utilizada em diversos campeonatos de vôlei para deixar o esporte justo, sem erros.
Tecidos tecnológicos
Não é novidade que, para competir um torneio, seja ele qual for, é preciso ter um treinamento com disciplina e foco. No entanto, todo auxilio é bem-vindo para receber uma medalha de ouro e levantar o troféu de primeiro lugar. Então, uma das ajudas é o uso dos tecidos tecnológicos.
Os tecidos tecnológicos são uma forma de tecnologia no esporte, pois eles auxiliam as condições fisiológicos do atleta, como frequência cardíaca e consumo de oxigênio. O objetivo principal deles é evitar que os competidores tenham muito desgaste físico durante uma competição.
Esgrima eletrônica
Apesar de muita gente desconhecer, a esgrima é a arte marcial mais antiga do Ocidente. Tal modalidade se configura pelo uso de espada, florete e sabre para, assim, tocar o adversário. Só que, antigamente, alguns toques dos competidores não eram observados com tanta facilidade.
A fim de evitar possíveis erros, a tecnologia no esporte também inclui a esgrima eletrônica. Com essa novidade, um sinal é enviado para o aparelho de sinalização toda vez a ponta da arma toca no competidor adversário. Com isso, o arbitro está lá para observar o duelo e cumprir regras.
Goal-Line Technology
No futebol, outra tecnologia no esporte tem sido constantemente utilizada: o Goal-Line Technology. Este sistema funciona para transmitir a informação que a bola cruzou – ou não – a linha do gol. Em segundos, os árbitros recebem o sinal nos relógios e tomam a decisão correta.
Esse instrumento também utiliza câmeras, mais precisamente 14, de alta velocidade e montadas na passarela do estádio bem como na cobertura. Caso essa tecnologia não funcione, as equipes deverão ser informadas e os árbitros deverão analisar o lance por meio das câmeras disponíveis.
Bola de basquete inteligente
A bola de basquete inteligente também é uma tecnologia no esporte que não poderíamos deixar de fora dessa lista. Ela costuma ser utilizada durante os treinos e funciona por meio da conexão de um smartphone ao bluetooth. Com isso, os atletas podem ter acesso a algumas informações.
As principais informações que a bola de basquete inteligente configura-se, principalmente, do desempenho do jogador bem como de algumas estatísticas. Dessa forma, o atleta pode ter saber a média de acertos de lances livres e arremessos com precisão. Assim, é possível melhorá-los.
E aí, gostou do nosso artigo?
Conhece alguma outra tecnologia no esporte?
Se sim, qual?