fbpx

Truesync: conheça nova IA

Truesync: conheça nova inteligência artificial

Hollywood é um distrito da cidade de Los Angeles, na Califórnia, em território estadunidense.

Tal região é o centro dos astros de cinema devido à grande presença de estúdios de cinema.

O cinema Hollywoodiano é, hoje em dia, um dos principais do mundo por ter megaproduções.

Estas megaproduções costumam ser carregadas de efeitos especiais e intenso investimento.

Nesse caso, a nova inteligência artificial já pode ser utilizada no ramo cinematográfico.

Quer saber mais sobre o Truesync?

Venha conosco até o fim do artigo!

O que é Truesync?

De uns anos para cá, o termo ‘inteligência artificial’ tem sido assunto principal nas reportagens e nos mais diversos eventos de tecnologia e inovação. Mas, há uns anos, tal temática também tem marcado presença nas obras e estúdios de cinema, sendo estes hollywoodianos ou não.

A inteligência artificial no mundo cinematográfico recebe o nome de Truesync. Desenvolvida pela empresa Flawless, o mais novo software utiliza o ‘poder da IA generativa’ para, assim, alterar o diálogo filme. Isso significa que a novidade consegue modificar expressões faciais bem como os movimentos dos lábios. Nesse caso, então, traz um novo panorama para os dubladores.

O uso do Truesync pode trazer vários benefícios aos profissionais do cinema e aos espectadores.

Benefícios do uso do Truesync

Ao pesquisar Truesync nos mecanismos de busca, como o Google, você poderá ser direcionado à página oficial da Flawless sobre o novo software. Lá, a própria empresa conta melhor quais são as vantagens de usar a inteligência artificial em questão nos filmes e estúdios de cinema:

Refilmagens de IA

Nós, espectadores de séries e filmes, podemos até imaginar o trabalho que seja para gravar e regravar as cenas. No entanto, ainda assim, não seria possível medir a complexidade do desafio ao total já que envolve elenco de atores, disponibilidade da equipe e infraestrutura do set.

Com o uso do Truesync, é possível ter alterações nos diálogos visuais na tela evitando prolongar custos financeiros da produção da obra. Além disso, também evita estresses nas equipes.

Tradução visual

Um roteiro de cinema deve ser sempre respeitado pelos atores que, por sua vez, podem fazer adaptações desde que autorizadas. Quando escolhemos assistir um filme ou uma série dublada, é possível perceber que, em algumas cenas, a tradução da fala não é fiel ao que está no roteiro.

Com o uso do Truesync, essa questão não seria mais um problema. É que, com essa nova IA, o público conta com uma experiência imersiva completa já que ela contribui para traduzir visualmente para qualquer idioma. Sendo assim, costuma propor mais fidelidade ao real roteiro.

Transferência de desempenho

A inteligência artificial em questão neste texto também pode ser utilizada para outra função: transferir e editar, de forma mais fácil, apresentações de uma ‘tomada filmada para outra’. Nesse caso, a cobertura é maior para cineastas, editores e até mesmo para os artistas da obra.

A experiência e o desempenho de um filme ou série com o Truesync se torna melhor já que a própria empresa propõe que seja uma tecnologia para o bem. Assim, ela está empenhada em quebrar barreiras culturais, mas, claro, protegendo os direitos de todos e integridade da mídia. Tanto é que conquistou o prêmio de ‘Melhores Invenções de 2021’ ou seja ainda é bem recente.

Mas, afinal, como essa nova inteligência artificial, de fato, funciona na prática? Confira, abaixo!

Truesync: conheça nova inteligência artificial
Truesync: conheça nova inteligência artificial

Como Truesync funciona?

Quando vamos assistir uma obra cinematográfica, temos a opção de colocar em dublado ou legendado. A partir disso, é possível definir o idioma da legenda para conseguir acompanhar. No entanto, apesar dessas alternativas, os idiomas costumam ser diferentes e, assim, o movimento labial dos atores de cinema acabam não condizendo com o que, de fato, está escrito ou falado.

Dessa forma, então, o Truesync fora criado justamente com os objetivos: analisa e substitui o movimento dos lábios para que estes se encaixem com a dublagem de qualquer idioma do mundo. Essa é a principal forma de operação dessa nova inteligência artificial que é promissora.

Tão promissora que ela já foi testada e aprovada no filme ‘Fall’ que, em português, significa ‘A Queda’. O diretor da obra cinematográfica citada neste parágrafo é o fundador da Flawless e, assim, conseguiu experimentar a nova inteligência artificial num filme que alcançou o mundo.

Polêmica com Truesync

Além das vantagens da IA em questão e o exemplo que deu certo (‘Fall’), o uso do Truesync vem acompanhado de dilemas e polemicas éticas. É que, dependendo do uso, esse software pode causar danos principalmente se não houve autorização dos atores e outras partes envolvidas.

Também surge o questionamento de que, com essa nova IA, qual será o futuro dos dubladores? Essa certa preocupação já está presente em alguns profissionais, como Pedro Alcântara. O dublador brasileiro já expos tais indagações na própria conta do Twitter que chegou a viralizar.

E aí, gostou do nosso artigo?

Já tinha ouvido falar em Truesync?

Se sim, o que pensa sobre essa IA?

By ER Soluções Web